Os ovos, versáteis e nutritivos, são considerados o segundo melhor comida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), perdendo unicamente para o leite materno. Manancial de proteínas, vitaminas e minerais, oferecem características únicas que atendem a variados paladares e necessidades nutricionais.
Saber as diferenças entre os ovos vai além da curiosidade: é um passo importante para aproveitá-los de forma mais eficiente e criativa na cozinha. Eles podem transformar receitas, somar novos sabores e até mesmo trazer benefícios específicos para a saúde. Para isso, Tamiris Pitana, nutricionista da Chuva Gulodice Sabores do Brasil, comenta sobre os diferentes tipos e uma vez que adequar cada um na dieta. Confira!
1. Ovos de granja
Muito comuns nos supermercados, os ovos de granja são fontes de antioxidantes, proteína de subida qualidade e vitaminas minerais. Aliás, podem trazer inúmeros benefícios à saúde, uma vez que aumento da volume muscular, melhora no sistema imunológico, aumento do colesterol bom, e facilitar na memória e na concentração. Criadas de forma mais convencional, com temperatura e luminosidade controladas, as aves dos ovos de granja recebem as principais proteínas, uma vez que a do milho e da soja.
2. Ovos caipiras
As galinhas caipiras são criadas em sítio, de forma mais originário, sem gaiolas e com a sustento balanceada que inclui minerais e vegetais. A gema do ovo caipira possui uma coloração amarela mais intensa, e a casca pode ser branca, vermelha e até azulada. O ovo caipira é natividade de proteína, auxiliando na produção de volume muscular e aumentando a saciedade. Também ajuda na perda de peso, muito uma vez que melhora a isenção e a glicemia.
3. Ovos de codorna
Manancial de ácidos graxos, essenciais para o sistema nervoso, o ovo de codorna ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas, uma vez que demência e Alzheimer, além de aumentar a volume muscular, fortalecer a isenção e os ossos. É indicado para a sustento das crianças por ser nutricionalmente mais rico. Apesar dos benefícios citados, o ideal é consumir no sumo cinco ovos de codorna em um mesmo dia, visando evitar o excesso de gordura e o desequilíbrio nutricional.
4. Ovos jumbo
O ovo jumbo tem no mínimo 66 gramas, podendo ser de granja ou caipira. Na sustento, é ainda mais rico em nutrientes uma vez que as vitaminas A, D, E e do multíplice B, zinco, ferro, cálcio e selênio. Fortalece os ossos e dentes, combate a anemia e ajuda na perda de peso.
5. Ovos de pata
Usado também na culinária asiática, o ovo de pata é rico em vitaminas do multíplice B, considerado muro de seis vezes mais nutritivo que o de penosa. Trata-se de uma escolha ideal para pessoas que querem lucrar volume magra, firmeza na pele e melhorar a produção celular, já que é natividade de cálcio e magnésio. Aliás, a clara deste tipo de ovo conta com propriedades antibacterianas e antifúngicas. Apesar dos vários benefícios, o substância tem colesterol mais ressaltado se comparado ao ovo de penosa.
Por Marcela Baptista