A prática de cardio, ou exercícios cardiovasculares, inclui atividades tanto aeróbicas quanto anaeróbicas que aumentam a frequência cardíaca e estimulam o sistema cardiovascular. Corrida, jornada rápida, ciclismo, natação e aulas de dança são alguns exemplos populares. Esses exercícios são conhecidos por seus benefícios tanto para a saúde física quanto mental, sendo indicados para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento.
O ideal é praticá-lo de três a cinco vezes por semana, com sessões de 30 a 60 minutos, dependendo do objetivo individual. Todavia, consultar um profissional de saúde ou instrução física antes de inaugurar é recomendado para prometer a adequação dos exercícios às necessidades pessoais.
A seguir, conheça os principais benefícios da prática de cardio para a saúde!
1. Melhora a saúde do coração
Confira:
Os exercícios cardiovasculares fortalecem o músculo do coração, aumentando sua capacidade de bombear sangue de forma eficiente. “O coração é um músculo que também se beneficia quando é exercitado, pois, durante a atividade física, ele trabalha mais para poder bombear o sangue com mais eficiência para os demais órgãos e músculos”, explica o Dr. Benjamin Apter, técnico em ortopedia, medicina esportiva e CEO da rede de Academias B-Active.
Isso reduz a pressão arterial, o que protege os vasos sanguíneos contra danos e diminui o risco de condições uma vez que aterosclerose e infartos. Aliás, a circulação sanguínea melhorada garante que os tecidos recebam mais oxigênio e nutrientes, promovendo a saúde universal.
2. Auxilia no controle do peso
O cardio é uma das formas mais eficazes de aumentar o gasto calórico, ajudando a produzir um déficit para perder peso. Aliás, a prática regular aumenta o metabolismo basal, permitindo que o corpo queime mais calorias mesmo em repouso. Isso também ajuda a manter a constituição corporal, preservando volume magra enquanto reduz a gordura.
3. Reduz o risco de diabetes tipo 2
Atualmente, estima-se que murado de 17 milhões de pessoas no Brasil vivem com diabetes, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Praticar cardio regularmente melhora a sensibilidade à insulina, facilitando a utilização da glicose uma vez que nascente de pujança pelas células do corpo. Isso não somente previne o aumento dos níveis de açúcar no sangue, mas também ajuda a regular os picos de glicose, reduzindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Para quem já convive com a quesito, o cardio pode ser um coligado no manejo da doença. A Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda que pessoas com diabetes pratiquem pelo menos 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de moderada intensidade.
4. Fortalece os pulmões
Os exercícios cardiorrespiratórios aumentam a capacidade pulmonar ao exigir uma maior troca de oxigênio e dióxido de carbono. Com o tempo, os pulmões se tornam mais eficientes, permitindo que você realize atividades físicas e diárias com menos cansaço.
Aliás, um recente estudo brasiliano, chamado “Effect of exercise training on modulating the TH17/TREG imbalance in individuals with severe COPD: A randomized controlled trial”, publicado no periódico Pulmonology, ressalta que, além de ajudar na reparação pulmonar de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), os exercícios físicos também contribuem para a subtracção dos fatores inflamatórios, maior lucro de volume muscular, subtracção da dispneia e melhora da qualidade de vida de pessoas com essa quesito.
5. Alivia o estresse e melhora o humor
Durante a prática de cardio, o corpo libera endorfinas, substâncias químicas que promovem sensações de bem-estar e felicidade. Essa liberação também ajuda a reduzir o nível de cortisol, o hormônio do estresse, combatendo sintomas de sofreguidão e depressão. A sensação de realização posteriormente um treino também contribui para um estado emocional positivo.
6. Contribui para a saúde cerebral
Ao aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, o cardio estimula a neurogênese, que é a geração de novas células nervosas. Isso é associado à melhora da memória, da concentração e do estágio.
Aliás, a prática regular de exercícios aeróbicos, conforme o estudo “Association of cardiorespiratory fitness with dementia risk across different levels of genetic predisposition: a large community-based longitudinal study”, publicado British Journal of Sports Medicine, pode reduzir o risco de demência, uma vez que o Alzheimer, mesmo em pacientes predispostos a doença.
7. Fortalece o sistema imunológico
Exercícios moderados e regulares, uma vez que o cardio, aumentam a produção de células imunológicas responsáveis pela resguardo do corpo contra infecções. “Quando realizamos exercícios físicos e aumentamos a frequência cardíaca, estimulamos uma reação química chamada catecolaminas. Esta reação faz aumentar o número de leucócitos – glóbulos brancos do sangue, responsáveis pela defesa natural do nosso organismo”, explica o personal trainer Emerson Vilela. Isso não só reduz o risco de contrair gripes e resfriados, mas também ajuda o corpo a se restabelecer mais rapidamente de doenças.