Com o Carnaval se aproximando, é hora de inaugurar a se preparar para aproveitar a folia com muita vontade, disposição e leveza! Se você quer expelir aqueles quilinhos extras acumulados nas festas de término de ano e curtir os dias de samba sem preocupações, a nutricionista clínica funcional Laíta Babio, do Espaço HI, lista algumas dicas práticas, saudáveis e fáceis de seguir. Prepare-se para entrar no ritmo com saúde e bem-estar. Confira!
1. Cuide da sustento e pratique atividade física
Confira:
Posteriormente alguns excessos nas festas de término de ano, é verosímil restabelecer o estabilidade. Para isso, beba bastante chuva e retome a dieta proposta pelo seu nutricionista e controle o consumo de calorias. Aposte em víveres ricos em fibras, uma vez que verduras, frutas e grãos integrais e proteínas magras, que ajudam na saciedade e no funcionamento intestinal.
Combine isso com exercícios físicos regulares, uma vez que aeróbicos e musculação, para açodar o metabolismo (sempre com orientação de um profissional da dimensão). Diminua o consumo dos ultraprocessados e do açúcar, priorizando víveres mais naturais.
2. Mantenha a hidratação
A hidratação é precípuo, mas pode ser complementada por outras opções além da chuva. Experimente chás naturais sem açúcar, chuva de coco ou infusões de frutas e ervas, uma vez que hortelã e limão. Inclua víveres ricos em chuva na sua rotina, uma vez que melancia, pepino e abobrinha.
Dica extra: use garrafinhas com marcações para lembrar de se hidratar ao longo do dia.
3. Controle a impaciência para manducar
A impaciência pode aumentar o libido por açúcar, mas é verosímil controlar isso. Consuma víveres ricos em triptofano, uma vez que banana, abacate e castanhas, que ajudam a produzir serotonina, o “hormônio do bem-estar”. Prefira carboidratos complexos, uma vez que aveia e batata-doce, que liberam vontade de forma uniforme. Adote práticas relaxantes, uma vez que reflexão, yoga ou uma simples passeio.
A cervejinha do happy hour atrapalha a dieta. O álcool é calórico e pode reduzir o metabolismo de gorduras. Modere o consumo para 1-2 doses por semana. Ou por outra, a cerveja tem eminente texto de carboidratos. Demais, evite petiscos fritos e salgados, que só aumentam o consumo calórico.
A vontade de manducar alguma coisa, sem saber exatamente o quê, pode indicar desidratação, carência nutricional ou até questões emocionais. Por isso, primeiro, beba um copo de chuva. Às vezes, é só sede. Inclua na dieta víveres ricos em magnésio, ferro e zinco, que ajudam a lastrar o organização. Se a pretexto for emocional, distraia-se com alguma coisa prazeroso, uma vez que uma passeio ou uma atividade relaxante. Mas lembre-se de procurar um profissional especializado em saúde mental para ajudá-lo.
6. Leia o rótulo da comida congelada
Ao consumir comida pronta congelada, leia os rótulos e prefira opções com ingredientes naturais, sem componentes artificiais e reles texto de sódio. Alguns legumes e frutas podem ser boas opções. Escolher muito pode ser uma boa forma de otimizar o tempo na cozinha para quem tem uma vida corrida!
7. Alimento para manter a vontade
Para manter o ânimo durante o Carnaval, aposte em víveres que forneçam vontade a longo prazo, uma vez que carboidratos complexos (batata-doce, aveia). Incluía também boas fontes de proteínas (ovos, frango grelhado e peixes), que proporcionam mais saciedade, e frutas uma vez que banana e abacate que ajudam a evitar cãibras. Chuva de coco e isotônicos naturais também são ótimos para manter a hidratação e repor eletrólitos.
Cada pessoa tem suas necessidades específicas; por isso, consultar um nutricionista é precípuo para personalizar as escolhas alimentares e compreender os melhores resultados!
Por Kamila Garcia