Naturalizou
  • CHÁS
  • FLORES
  • FRUTAS
  • LEGUMES
  • MELIPONICULTURA
  • PAISAGISMO
  • PLANTAS
  • VERDURAS
Facebook X (Twitter) Instagram
NaturalizouNaturalizou
CONTATO
  • CHÁS
  • FLORES
  • FRUTAS
  • LEGUMES
  • MELIPONICULTURA
  • PAISAGISMO
  • PLANTAS
  • VERDURAS
Naturalizou
Home - DIVERSOS - Semear Para Florescer: A Jornada de Adenilson Panzin pela Biodiversidade Capixaba
245 Views

Semear Para Florescer: A Jornada de Adenilson Panzin pela Biodiversidade Capixaba

Das águas que renasceram às frutas raras da Mata Atlântica, Adenilson Panzin mostra como cada semente pode transformar o futuro. 
Escrito por Luana Medeiros4 de outubro de 2025Updated:5 de outubro de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Pinterest WhatsApp
semear para florescer a jornada de adenilson panzin pela biodiversidade capixaba
Desde criança, Adenilson Panzin nutre um olhar especial para a natureza. Nos anos 80, quando…
Amou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Desde criança, Adenilson Panzin nutre um olhar especial para a natureza. Nos anos 80, quando ainda era comum derrubar matas inteiras para abrir espaço à agricultura, ele já se sentia tocado pela importância de preservar. Uma professora de primário, vizinha de sua família, reforçava a ideia de que plantar árvores era essencial para trazer de volta a água. Foram essas palavras simples que germinaram a consciência ambiental em seu coração. 

A história familiar também pesou nesse despertar. O avô de Adenilson, ao chegar da Itália, derrubou a mata da propriedade. O resultado foi a morte quase total de uma nascente. O solo assoreado e o gado que circulava livremente impediram que a vegetação se regenerasse. A água secou, colocando em risco famílias e plantações. 

Diante da crise, Adenilson Panzin, que há 28 anos é do ramo de rochas, decidiu agir e demonstrou que, mesmo sendo de outra ramo, é possível exercer uma outra função cuidando do meio ambiente. Cercou a área, iniciou o reflorestamento e, pouco a pouco, viu a água renascer. Hoje, aquela mesma nascente abastece oito a dez famílias e irriga lavouras de café. 

Andre Alves Fotografia 30
Adenilson Panzin em seu Viveiro de Plantas Nativas da Mata Atlântica (Foto: André Alves)
Andre Alves Fotografia 35
O germinar da semente de Bandarra, árvore nativa da Mata Atlântica (Foto: André Alves)
Andre Alves Fotografia 34
Muda de Bandarra (Foto: André Alves)

De Muda em Muda, Ele Espalha o Verde e a Esperança

O aprendizado se transformou em missão. Adenilson passou a doar mudas de árvores nativas para escolas e comunidades. Até hoje, são distribuídas entre 5 a 8 mil mudas da Mata Atlântica por ano, espalhando vida, sombra e alimento por diferentes cantos do Espírito Santo. 

WhatsApp Image 2025 07 07 at 21.39.27
Mudas de árvores nativas da Mata Atlântica doadas por Adenilson Panzin
Andre Alves Fotografia 31
Fruto da Jarana, árvore nativa (Foto: André Alves)

Entre suas paixões, está a multiplicação de frutas raras, como a gabiroba da serra capixaba, que depende das abelhas para a polinização. Ele sabe que sem elas não há frutos, e sem frutos não há preservação. O trabalho de Adenilson demonstra como a sobrevivência da flora e da fauna estão interligadas e proteger as abelhas nativas sem ferrão é também proteger a biodiversidade vegetal. 

Andre Alves Fotografia 4
Araça boi (Foto: André Alves)
Andre Alves Fotografia 9
Adenilson Panzin em seu Meliponário onde conserva as abelhas sem ferrão (Foto: André Alves)
Andre Alves Fotografia 8
Abelha nativa sem ferrão uruçu-amarela (Melipona mondury) (Foto: André Alves)

O Renascimento da Guabiroba Gigante

Mais recentemente, a Mata Atlântica capixaba voltou a surpreender com o reencontro de uma espécie considerada desaparecida desde a década de 1950: a Guabiroba Gigante (Campomanesia hirsuta). 

Identificada após seis anos de pesquisas em uma expedição do Instituto Plantarum, graças ao olhar atento do observador Alberto Gomes Moreira, de Cachoeiro de Itapemirim, essa fruta impressiona pela grandiosidade. 

Com até 8 centímetros de diâmetro, polpa adocicada e aromática que lembra o cambuci, a Guabiroba Gigante supera em tamanho todas as 25 espécies conhecidas desse gênero. Sua raridade e sabor a tornam promissora tanto para o consumo ao natural quanto para a produção de sucos e sorvetes. 

Andre Alves Fotografia 6
Adenilson Panzin com fruta rara da Mata Atlântica, a Guabiroba Gigante (Foto: André Alves)

Entretanto, o processo de preservação dessa espécie enfrentou um grande desafio: a escassez de polinizadores naturais, especialmente das abelhas nativas sem ferrão Uruçu-capixaba (Melipona capixaba), fundamentais para sua reprodução. Diante disso, Adenilson recorreu à ciência, contratou um Laboratório do seu Estado para realizar a clonagem da árvore, garantindo a multiplicação genética e o restabelecimento da Guabiroba Gigante em áreas de Mata Atlântica.

Altamente ameaçada de extinção, essa espécie precisa ser incentivada em plantios de áreas de preservação permanente e projetos de reflorestamento. Resistente a diferentes tipos de solo e adaptada a climas tropicais e subtropicais, pode atingir até quatro metros de altura. Embora ainda não existam cultivos comerciais, especialistas acreditam em seu potencial para enriquecer a biodiversidade e a economia sustentável.

Da Floresta à Alta Gastronomia 

Os frutos nativos e o mel das abelhas sem ferrão, cultivados e preservados por guardiões como Adenilson Panzin, também vêm conquistando espaço no mundo da gastronomia. 

A mestre sorveteira capixaba Gabriela Zorzal, de Domingos Martins, foi destaque na final brasileira do Gelato Festival World Masters, uma das competições mais prestigiadas do setor, realizada em São Paulo durante a Fipan, a maior feira de panificação e confeitaria da América Latina. Os frutos da Guabiroba Gigante foram fornecidos pelo Adenilson Panzin e levados pelo chef Ricardo Silva para ser utilizado na receita da mestre sorveteira Gabriela Zorzal.

WhatsApp Image 2025 10 05 at 18.50.38
Gabriela Zorzal leva o sabor da Mata Atlântica ao Gelato Festival com sorvete de Guabiroba Gigante e mel de Uruçu-capixaba.
WhatsApp Image 2025 10 04 at 22.44.31
Chef Ricardo Silva apoiador da utilização na gastronomia das frutas da Mata Atlântica

Sua receita de sorbetto de Gabiroba Gigante, castanhas da Mata Atlântica, frutas vermelhas e mel de Uruçu-capixaba (Melipona capixaba) chamou a atenção do júri, que contou com nomes como o chef Claude Troisgros, a confeiteira Saiko Desu e a jornalista gastronômica Patrícia Ferraz. Apesar de não levar o título principal, Gabriela conquistou a Menção Honrosa do Júri Popular. 

Andre Alves Fotografia 7
Guabiroba Gigante (Foto: André Alves)

Essa conquista mostra como a biodiversidade capixaba pode ir além da preservação ambiental, inspirando também novas experiências gastronômicas e valorizando a riqueza de ingredientes da Mata Atlântica, fruto do trabalho de pessoas como Adenilson Panzin e parceiros como o chef Ricardo Silva, que ajudam a resgatar, cultivar e dar visibilidade a essas joias da natureza. 

Nas mesas de doces dos eventos em que Adenilson participa, cerca de 90% das frutas utilizadas vêm de suas próprias árvores nativas da Mata Atlântica. O sabor da conservação também ganhou forma nas mãos de sua esposa, Maria José Fassarella Panzin, que transformou o que a natureza oferece em verdadeiras obras de arte gastronômicas.

Ela prepara geleias, sorvetes, mousses, cocadas e bombons com frutas colhidas na propriedade da família, uma forma doce de valorizar o que a floresta tem de melhor. O casal passou, então, a compartilhar esse conhecimento com as escolas públicas municipais, levando aos estudantes não apenas o sabor, mas também a consciência sobre a importância de preservar e conhecer as riquezas da Mata Atlântica.

WhatsApp Image 2025 07 07 at 21.39.28
Mesa recheada de doces feitos com frutas e castanhas da Mata Atlântica pela Maria José Fassarella Panzin (esposa de Adenilson)

A história de Adenilson é a prova de que um só indivíduo pode transformar uma realidade coletiva. Ao plantar, cuidar e multiplicar árvores, ele não apenas devolveu água a uma nascente, mas também esperança a famílias e futuro à floresta. 

Andre Alves Fotografia 50
Adenilson Panzin com sua família e grande apoiadoras em seu projeto de reflorestar o Espírito Santo (Foto: André Alves)

Sua trajetória inspira e reforça a mensagem de que o reflorestamento vai além de plantar árvores, é semear vida, conservar espécies raras como a Guabiroba Gigante, proteger abelhas e ainda gerar oportunidades para que a gastronomia brasileira celebre os sabores da nossa biodiversidade.

 

 

 

Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Pinterest WhatsApp
Post AnteriorBabosa e Óleo de Rosa Mosqueta: Receita para Hidratação Profunda e Firmeza
Próximo Post Como Cuidar de Plantas que Enfrentam o Calor Intenso
Luana Medeiros

Você também vai amar!

como chegar a caraiva guia completo de transporte com conforto e seguranca

Como Chegar a Caraíva: Guia Completo de Transporte com Conforto e Segurança

papo abelhas com a associacao amecap es o uso de produtos quimicos

Papo Abelhas com a Associação AMECAP-ES – O Uso de Produtos Químicos

plantas pendente que se adaptam ate na sombra

Plantas Pendente Que Se Adaptam Até na Sombra

loja bambbu transforma o cuidado com os cabelos brancos em simbolo de empoderamento

Loja Bambbu transforma o cuidado com os cabelos brancos em símbolo de empoderamento

a conexao que cura como nossos pets impactam positivamente nossa saude e bem estar

A Conexão Que Cura: Como Nossos Pets Impactam Positivamente Nossa Saúde e Bem-Estar

bolo de fubá cremoso com goiabada receita da vovó para surpreender

Bolo de fubá cremoso com goiabada receita da vovó para surpreender

Chuchu: os benefícios e formas de incluir na sua alimentação

Chuchu: os benefícios e formas de incluir na sua alimentação

Pode dar chá para cachorro? O que é seguro e o que evitar

Pode dar chá para cachorro? O que é seguro e o que evitar

quentão tradicional receita fácil e rápida para esquentar qualquer festa

Quentão tradicional receita fácil e rápida para esquentar qualquer festa

EM DESTAQUE
chá para aborta: o que você precisa saber antes de considerar

Chá para aborta: o que você precisa saber antes de considerar

22 de julho de 2025
semear para florescer a jornada de adenilson panzin pela biodiversidade capixaba

Semear Para Florescer: A Jornada de Adenilson Panzin pela Biodiversidade Capixaba

4 de outubro de 2025
5 chás naturais que ajudam a controlar o colesterol

5 chás naturais que ajudam a controlar o colesterol

9 de junho de 2025
chas que abortam: conheça os riscos e efeitos das ervas abortivas

Chas que abortam: conheça os riscos e efeitos das ervas abortivas

17 de agosto de 2025
7 chás calmantes para reduzir a ansiedade naturalmente

7 chás calmantes para reduzir a ansiedade naturalmente

14 de maio de 2025
NOVIDADES
Guia Prático para Estimular a Floração da Zamioculca em Sua Casa

Guia Prático para Estimular a Floração da Zamioculca em Sua Casa

5 de dezembro de 2025
Evite Irritações: Como Esfoliar Sem Causar Vermelhidão na Pele

Evite Irritações: Como Esfoliar Sem Causar Vermelhidão na Pele

4 de dezembro de 2025
como escolher um bom paisagista e transformar seu jardim

Como escolher um bom paisagista e transformar seu jardim

4 de dezembro de 2025

seu espaço dedicado ao bem-estar, saúde e qualidade de vida por meio da natureza

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser uma redatora
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • © 2024 Naturalizou.com.br Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.