O lírio do vento, também conhecido como Zephyranthes candida, é uma planta encantadora e versátil, que vai bem em jardins e varandas.
Os diferentes tipos de lírios encantam os jardineiros apaixonados por flores. Hoje, preparei um guia completo para o cultivo de uma planta muito popular em canteiros.
Origem e características do lírio do vento
Confira:
Originária do sul da América do Sul, especialmente da Argentina, Uruguai e sul do Brasil, o lírio do vento é uma planta herbácea conhecida por sua beleza e facilidade de cultivo. A espécie pertence a família Amaryllidaceae, a mesma do alho, da cebola e do alho poró.
O nome científico “Zephyranthes” vem do grego e quer dizer “flor do vento”. Ele faz referência a leveza da planta, capaz de se balançar facilmente com a brisa.
A espécie é considerada de pequeno porte, pois atinge no máximo 30 centímetros de altura. Suas folhas são finas, lineares e longas, formando uma touceira ereta.
As flores, que surgem principalmente na primavera e no verão, mas podem se estender até o outono, são brancas e muito ornamentais. Existe também uma variedade com flores rosas, conhecida popularmente como lírio do vento rosa ou lírio de Zéfiro.
O lírio do vento é perene. No inverno, suas folhas chegam a secar completamente e até parece morto, porém, quando chega a primavera, a planta volta a se encher de flores.
Uma curiosidade sobre a planta é que ela floresce dias depois que chove, por isso um dos seus nomes populares também é “lírio da chuva”.
Como cuidar do lírio do vento
Luz ideal
O lírio do vento prefere locais com luz plena, ou seja, deve receber sol direto por pelo menos parte do dia.
É importante garantir que a planta receba luz suficiente para promover um crescimento saudável e uma floração abundante.
Clima
A planta prefere um clima ameno, ou seja, entre 20°C e 30°C. Além disso, ela gosta de umidade do ar mais alta.
Substrato
Para plantar o lírio do vento, use um solo rico em matéria orgânica e bem drenado. Uma boa mistura de plantio inclui:
- Areia grossa de construção;
- Folhas em decomposição;
- Terra vegetal rica em nutrientes;
- Esterco de curral bem curtido;
- Cinzas de madeira para facilitar a floração, pois são ricas em potássio.
Misture todos os componentes acima, até obter um substrato leve e homogêneo.
Regas
A irrigação deve ser moderada, ou seja, não deixe o solo secar completamente e nem exagere na quantidade de água.
Durante os períodos mais quentes, aumente a frequência das regas para manter o solo levemente úmido. Já nos dias frios, reduza.
Ao regar, tome os cuidados necessários para evitar o encharcamento do solo. Essa situação pode levar ao apodrecimento das raízes.
Adubação
Adube o lírio do vento três vezes ao ano para garantir uma floração saudável. Para isso, use um adubo rico em fósforo, especialmente no início da primavera, verão e outono.
A planta geralmente ama a combinação de húmus de minhoca com NPK 4-14-8.
Poda
A poda recomendada é a de limpeza, apenas para remover as folhas secas e danificadas.
Essa prática ajuda a manter a planta saudável e com boa aparência, além de estimular o crescimento de novas folhas e flores.
Propagação
A propagação do lírio do vento é simples e pode ser feita por meio da divisão de bulbos. O melhor momento para realizar essa divisão é quando a planta não estiver florescendo.
Por isso, separe os bulbos com cuidado e plante-os em novos vasos ou canteiros. Ao fazer isso, garanta que eles fiquem enterrados a aproximadamente cinco centímetros de profundidade.
Uso paisagístico
O lírio do vento é ideal para formar bordaduras em canteiros e jardins, além de ser uma excelente opção para vasos e jardineiras.
Floração
Para garantir uma floração abundante, plante o lírio do vento em locais com clima ameno, onde a planta se desenvolve melhor.
Além disso, aproveite os períodos chuvosos, pois a planta tende a florescer poucos dias após as chuvas.
A floração do lírio do vento dura de uma a duas semanas.
Por fim, adquira o hábito de observar o seu lírio do vento. As folhas amarelas sinalizam falta de nitrogênio, enquanto as folhas com bordas amarronzadas indicam ausência de potássio.
Agora você já sabe como cultivar lírio do vento e obter uma planta bonita em diferentes épocas do ano. Siga as dicas deste guia e transforme seu espaço verde com o charme e a elegância.
Aproveite a visita para conhecer outra planta muito popular no Brasil, o lírio da paz.