Plantas pendente para sol
O que você gosta mais flores ou folhagens? Independente da sua resposta separei os dois aqui para você.
Minha dica é fazer combinações com essas plantas. Por exemplo usar as plantas de flores e folhagens mais densas combinadas com uma folhagem com um efeito cascata mais marcado.
Lambari e lobélia-azul formam uma combinação muito legal.
Quais os melhores tipos de plantas pendentes para sol
1- Petúnias (Petunia)
A petúnia é uma das plantas pendentes de sol de mais fácil cultivo. Com muito pouco esforço, mas muita luz, ela começara a florescer e enchera seu vaso flores vivas e folhagens.
Suas cores variam entre o simples branco para tons mais vivos como azul, vermelho, violeta, rosa. No entanto em algumas variedades as pétalas dessa planta possuem mesclagem de cores.
Ela é uma planta originaria de regiões tropicais como a America do Sul. Podem atingir até 30 cm de altura.
No geral ela necessita de regas profundas em solo drenável, com muita luz solar. Caso fique em sombra o numero de flores cairá na floração.
2- Onze-Horas (portulaca)
Essa plantinha é muito comum de se encontrar nos campos do Mato Grosso do Sul, com suas flores elas se destacam com muita facilidade.
Essa suculenta é chamada assim pois suas flores tendem a abrir nos maiores períodos de iluminação solar e calor, no caso a partir das 11 da manhã.
O cultivo dessa suculenta vem aumentando cada vez mais pelo mundo. Isso devido ao seu fácil cultivo e floração abundante.
A folhagem dessa planta não é tão bela quanto suas flores que podem variar entre as cores branco, rosa, laranja amarelo, vermelhos.
Devido a sua estrutura terrestre a onze-horas acaba se tornando uma ótima planta para canteiros pendentes, ainda mais se for combinada com outra planta com mais folhagem.
3- Rabo-de-Burro (Sedum morganianum)
Uma das suculentas mais legais de se ter, pois diferente das demais ela possui características de plantas pendentes de sol pleno e ainda gosta de ambientes com pouca rega.
Logo também precisam de pouca atenção para crescer saudáveis
Suas folhas gordinhas preenches todo os caule. No entanto tome cuidado ao manusear, pois elas se soltam com muita facilidade.
Essas suculentas também geram flores, elas são como pequenos sinos rosados que nascem na ponta do caule. A cor das flores se destaca no verde fosco do Rabo-de-Burro.
Como cuidados essa suculenta exige apenas que o solo seja fértil, e drenável, assim como qualquer outra suculenta. E como iluminação prefere o sol pleno.
4- Dedo de Moça (Sedum rubrotinctum)
Prima mais nova da Rabo-de-Burro, no entanto a Dedo de Moça possui especialmente as folhas mais curtas e ovais comparada à sua prima.
Quanto a rega essa suculenta possui as mesmas características de sua parente, muito sol, solo fértil e drenável.
Algumas coisas legais para se saber sobre a Dedo de Moça é que diferente da Rabo de Burro ela não ficará tão longa quanto.
Mas o melhor é que sua folhagem pode mudar de cor, se tornando vermelha. Especialmente isso ocorrerá no verão, caso ela receba muito sol.
5- Lambari (Tradescantia zebrina)
Outra planta pendente e de forração muito valorizada pela sua folhagem escura e brilhante. Ela também pode ser cultivada em locais onde há sombra. Quanto aos cuidados o Lambari gosta de ficar em solo úmido e rico em mareia orgânica.
Além das cores diferentes o Lambari é uma planta muito resistente que e de fácil cultivo.
6- Lobélia-Azul (Lobelia erinus)
Flores azuis mais vivos que os da Lobélia-Azul é quase impossível de se encontrar!
Por ser uma planta rasteira ela se encaixa muito bem em vasos suspensos, essas flores sim causam a sensação de cascata quando florescem.
As cores das flores podem variar muito dependendo da cultivar, a mais comum é a “Lua Azul” que possui as flores azuis vivos. No entanto existem variedades com flores brancas e vermelhas.
Assim como existem também variedades com folhagens de cores diferentes, como folhas avermelhadas entre outras.
Essa plantas quando podada corretamente pode ficar no formato arredondado, pois é densa. Sendo muito versátil em solo, suspensas no ar ou em canteiros elevados.
7- Gerânio Pendente (Pelargonium peltatum)
Se você quiser vasos sempre floridos não perca tempo e plante Gerânios Pendentes! O segredo para essa planta sempre florescer é muito sol, pouca água e um solo rico em matéria orgânica.
Outro segredo é sempre arrancar as flores que estivem morrendo, assim você irá estimular o crescimento das próximas flores.
Quanto as flores, elas surgem em caules separados da folhagem o que permite muito mais destaque nelas.
Fonte: